O Centro de Reabilitação Cardiopulmonar
do IC/FUC completa 6 anos de existência.
Reveja matéria do Correio do Povo (20/04/2012)
Exames de ergometria e reabilitação cardiopulmonar em novos espaços | Foto: mauro schaefer |
Cardiologia diminui espera de consultas
Agendamento passou de dois anos para um mês com as reformulações
O tempo de fila de espera de pacientes para exames ou consultas cardiológicas em Porto Alegre passou de dois anos para um mês com a implantação de um convênio entre a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, e o Instituto de Cardiologia. A inauguração de um novo espaço, com melhores condições à população, ocorreu ontem à tarde na sede do instituto.
Com a presença do prefeito José Fortunati, foram apresentadas as instalações de uma nova área pra os exames de ergometria (teste de esforço), área de novos ambulatórios e uma área de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica - sala com esteiras equipadas com capacidade para atender 1,2 mil sessões por mês.
Na prática, os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) serão atendidos com mais qualidade. Em um dia, farão consulta e exames. "Se ele chega de manhã, já faz o eletrocardiograma, os exames de laboratório e ambulatoriais e a entrevista com a enfermeira. Na consulta médica, já possui os resultados", comemorou o superintendente-geral do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, Alberto Beltrame.
Ele também destaca a área de Reabilitação. De frente para uma parede de vidro, com vista para a rua, os pacientes podem retomar as suas atividades físicas com acompanhamento e segurança. "A sensação de invalidez depois de uma cirurgia ou pós-infarto vai se esvaindo com os treinamentos por dois, três meses nesse espaço. Um tratamento até então dispensado apenas para pacientes particulares", disse.
Conforme o convênio, firmado em dezembro de 2011, o município fez o repasse de R$ 1,5 milhão para as reformas e compra de equipamentos. E segue depositando R$ 500 mil por mês, que pagam também a contratação dos cerca de 40 novos profissionais para o setor.
Agora, a capacidade de atendimento a pacientes do SUS no Instituto de Cardiologia aumentou 60% em volume e consideravelmente em qualidade. "Tal atendimento propicia outras condições a quem depende do SUS. É um sistema que tem tudo para dar certo, se encarado pelos poderes com seriedade. Reconhecemos carências e estamos consolidando soluções", declarou o prefeito Fortunati, que cumprimentou o ex-goleiro e ídolo do Grêmio Mazaropi no hospital durante o lançamento das novas instalações.
Fonte: Correio do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário