Imagem: Espessômetro |
Esse acessório conforme Oliveira (2002) é um instrumento que serve para que o Tecnólogo ou Técnico em Radiologia tenha como referência, a espessura da estrutura que será radiografada para que então, possa utilizar uma tabela de exposição. Inclusos nesta, a tensão, a corrente e o tempo de exposição que o paciente será submetido para a realização de tal exame. Resumindo serve para medir a espessura da parte a ser radiografada. Esta medida é retirada normalmente no ponto por onde passa o raio central na estrutura.
O espessômetro é um instrumento de alumínio inox, e é composto de três partes: a base, o ponteiro e a régua.
A base é dividida em duas partes: a parte interna e a parte externa. A parte interna deverá estar sempre em contato com o paciente, ou seja, é esta parte que o profissional deve encostar-se à estrutura que será estudada. Esta está paralela ao ponteiro e perpendicular à régua. A base tem cerca de 23cm, ou 9,5 polegadas.
O ponteiro é dividido em duas partes: a parte interna e a parte externa. A parte interna deve estar em contato com o paciente. O ponteiro está paralelo à parte interna da base, e perpendicular à régua. Este item do espessômetro deve ser deslocado conforme o tamanho da estrutura de interesse, ou seja, é através 22 do ponteiro que é possível regular a espessura desejada. O ponteiro tem cerca de 20 cm, ou 8,5 polegadas.
A régua, como os outros itens, é dividida em duas partes: a parte interna e a parte externa. A parte interna deve estar em contato com o paciente, e na parte externa é onde registramos a medição. A régua está perpendicular à base e ao ponteiro do espessômetro. Tem cerca de 40cm, ou 16 polegadas.
Para saber mais sobre Espessômetro, leia o artigo:
Importância do uso do espessômetro no setor de Radiologia e Diagnóstico por imagem
Filipe Giovani Pereira Neves
Acesse:
Acesse:
Nenhum comentário:
Postar um comentário