Imagem: enfermagemintensiiva.blogspot.com.br |
Registros de enfermagem no controle do balanço hídrico
Shrida Karanini Paz de Oliveira et al.
Rev enferm UFPE on line. 2011 maio.;5(3):553-59
O equilíbrio hídrico no ser humano é avaliado mediante monitorização rigorosa da ingestão e eliminação de líquidos diários. Para tanto, é realizado o balanço hídrico (BH), o qual é o registro de medidas acuradas de líquidos administrados por via oral e endovenosa; e de líquidos excretados por via urinária e gastrintestinal, devendo ser calculada a diferença. Quando essa proporção é divergente, sugere-se a presença de desequilíbrio hídrico.
O equilíbrio hidroeletrolítico é um processo dinâmico indispensável para a vida, para o qual há mecanismos de adaptação reguladores desse processo. Este depende da ingestão e eliminação de líquidos, da distribuição no organismo e da regulação das funções renais e pulmonares.1
Ao avaliar o paciente e observar os sinais sugestivos de distúrbios hidroeletrolíticos, o enfermeiro deve conhecer as condições clínicas do paciente, os fatores de regulação dos líquidos, os desequilíbrios eletrolíticos, os distúrbios de volume e as possíveis complicações, visando realizar a assistência de enfermagem conforme as reais necessidades do paciente.1
A realização desse estudo é relevante, uma vez que o BH é um procedimento simples e fácil e de grande importância para a avaliação e cuidados do paciente, contudo é pouco valorizado pelos profissionais.
O balanço hídrico é visto por alguns profissionais de enfermagem, e até mesmo por alguns estudantes, como um procedimento de pouca importância. Assim, observa-se, que o registro da ingestão e eliminação hídrica é realizado de forma mecânica, de modo que seu resultado não influencia no plano de cuidados de enfermagem estabelecido para o paciente.
Contudo, sabe-se que a realização do balanço hídrico é fundamental para o acompanhamento do paciente cardiopata hospitalizado em estado crítico. Desse modo, o objetivo do estudo foi analisar os registros de enfermagem realizados no balanço hídrico dos pacientes hospitalizados.
Ficou interessado? Acesse:
http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/download/601/1850
Leia mais sobre o assunto:
Avaliação dos registros de enfermagem no balanço hídrico de pacientes em unidade de terapia intensiva
http://www.ojs.ufpi.br/index.php/reufpi/article/download/2092/pdf
Metodologias ativas como estratégia na formação acadêmica: balanço hídrico em Unidade de Terapia Intensiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário