A IMPORTÂNCIA DA INTERNAÇÃO
NA FASE AGUDA DO
TRANSTORNO BIPOLAR
Diogo Galvão de Almeida
Matheus Homem de Souza
PP - Turma 62
Orientador: Prof. Tatiana Spreng da Rocha
Porto Alegre / 2016
Disponível na Biblioteca em formato pdf
O QUE É BIPOLARIDADE?
O transtorno de bipolaridade (TB) é uma doença psiquiátrica caracterizada por oscilações de humor, no tipo 1 ocorre a oscilação entre depressão e mania, já na fase 2,ocorre entre a hipomania e a normalidade. A pessoa apresenta modificações na forma de pensar, agir e sentir. Sabe-se que o TB está associado a algumas alterações funcionais do cérebro (alteração na produção de serotonina; hormônio do prazer) as quais envolvem o processamento de emoções, motivação e recompensa.
Na fase maníaca o indivíduo vive num ritmo acelerado, assumindo comportamentos extravagantes como sair comprando compulsivamente, investindo em empreendimentos absurdos, ou envolvendo-se em experiências perigosas sem levar em conta o mal que pode causar. Na fase maníaca é comum a pessoa estar muito eufórica quando é incongruente aos estímulos, sendo desproporcional ou inadequado ao ambiente. Outra característica é que seu pensamento desorganiza-se de tal forma que os assuntos surgem em tumulto sendo difícil acompanhar seu raciocínio.
A fase depressiva pode ter como características a falta ou aumento de apetite, desesperança, anedonia (falta de prazer), falta de energia ou agitação psicomotora, pensamento de morte, alteração no sono como hipersônia ou insônia, alteração de 5% do peso ao mês.
Ficou interessado? Leia o trabalho destes alunos!
Entre em contato com a Biblioteca Carlos Fagundes de Mello
Nenhum comentário:
Postar um comentário