segunda-feira, 28 de março de 2016

Wearable

Você sabe o que são  Dispositivos vestíveis - Wearable?


Wearable


Wearable é a palavra que resume o conceito das chamadas “tecnologias vestíveis”, que consistem em dispositivos tecnológicos que podem ser utilizados pelos usuários como peças do vestuário.


                - - -  

... a tecnologia permite, por exemplo, que diabéticos façam a medição da glicose no sangue por meio de um bracelete que avisa automaticamente ao médico sobre os possíveis problemas do paciente. Também, a partir de um relógio inteligente, o usuário consegue identificar que algo não está bem com a sua saúde.
(...) Os “vestíveis” já são bastante utilizados por atletas. Sabe aqueles monitores de corrida ou aquelas pulseiras que controlam os batimentos cardíacos? Fazem parte deste grupo. Analistas preveem que serão vendidos 45 milhões de relógios inteligentes até 2017. Já a ABI Research aponta que o uso dos wearables devices deverá chegar a 100 milhões em cinco anos. Quando se soma fitness e saúde, a previsão da consultoria foi de 42 milhões para 2014 e de 57 milhões para o próximo ano.
Wearable

Esse avanço também pode ser visto nos exames de sangue. Há 10 anos, por exemplo, os resultados demoravam dias para ficarem prontos. Agora, com os novos aparelhos rápidos e precisos, em cerca de uma hora, o médico consegue ter os resultados em mãos e iniciar os procedimentos necessários. Já existem “vestíveis” no formato de um broche que são colocados em roupas e ajuda a manter uma postura correta na coluna, enviando alertas ao seu smartphone se estiver com curvaturas que prejudiquem a saúde das costas. Acredito que em pouco tempo, essas novidades serão aplicadas em calçados, chapéus e acessórios para facilitar a utilização do usuário.

Outra tecnologia que também é uma aposta para a medicina são os beacons. Produto que pode ser fixado nos leitos hospitalares e permitir, de uma maneira simples e eficaz, acesso aos prontuários médicos por meio de aplicativos, que são instalados nos celulares e/ou tablets, que conversam, por sua vez, com o sensor.

Fonte: A união da medicina e da tecnologia em prol do ser humano


Nenhum comentário:

Postar um comentário