Ultrassom é aliado no combate à insuficiência cardíaca
Pesquisa realizada no Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul demonstra forma mais precisa para detectar água no pulmãoEm busca de uma alternativa que permitisse diagnosticar o problema o mais cedo possível, o cardiologista Marcelo Haertel Miglioranza adotou uma arma bem mais eficiente: o ultrassom portátil. Em sua pesquisa de doutorado no Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, ele acompanhou 97 pacientes. Destes, cerca de 10% receberam o diagnóstico de água no pulmão após passar por uma avaliação médica tradicional. O exame com ultrassom trouxe, porém, um cenário bem mais preocupante: 67% dos pacientes examinados já estavam com edema pulmonar.
Entre cinco exames, ultrassom foi o mais eficiente
O trabalho comparou os resultados obtidos com o ultrassom àqueles provenientes da avaliação com estetoscópio, raio-X, ecocardiograma, questionário sobre qualidade de vida e teste de caminhada, assim como a um exame de sangue voltado à detecção de uma substância liberada pelo coração quando ele trabalha sob pressão muito elevada (peptídeo natriurético). A meta era descobrir qual desses exames era capaz de prever os pacientes com mais risco de ser internado e morrer em um período de quatro meses. “Foi constatado que o ultrassom, por ser mais específico, era o método de maior valor preditivo, permitindo detectar o problema mais precocemente”, afirma Miglioranza.
A descoberta pode ter um impacto significativo, já que a insuficiência cardíaca é uma das principais causas de internação por doenças do coração no Brasil.
Fonte: GALILEU, 23/02/2016
Deseja ler toda matéria? Acesse este site: http://revistagalileu.globo.com/Caminhos-para-o-futuro/Saude/noticia/2016/02/ultrassom-e-aliado-no-combate-insuficiencia-cardiaca.html
DICA DA BIBLIOTECA Carlos Fagundes de Mello, IC/FUC
Nenhum comentário:
Postar um comentário