OBESIDADE EM CRIANÇA
A obesidade não é apenas um problema estético (beleza) que incomoda por causa das "brincadeiras" dos colegas.
Pode-se definir obesidade como o grau de armazenamento de gordura no organismo associado a riscos para a saúde, devido a sua rela- ção com o aparecimento e complicações de algumas doenças como diabetes, hipertensão e outros problemas cardíacos.
O ganho de peso além do necessário é devido a hábitos alimentares errados, questões genéticas, estilo de vida sedentário, distúrbios psicológicos, problemas na convivência familiar, entre outros.
Costuma-se pensar que as crianças obesas ingerem grande quantidade de comida. Essa afirmativa nem sempre é verdadeira, pois a obesidade não está relacionada apenas com a quantidade, mas com o tipo de alimentos consumidos frequentemente.
Atividades físicas
Além da alimentação, a vida sedentária facilitada pelos avanços tecnológicos (computadores, televisão, videogames etc.) também é fator para a presença da obesidade.
Hoje em dia, devido ao medo da violência urbana, entre outros motivos, as crianças costumam ficar horas paradas em frente à TV ou outro equipamento eletrônico e quase sempre com um pacote de biscoito ou sanduíche regado a refrigerantes.
A prática regular de atividade física proporciona muitos benefícios, entre eles o aumento da autoestima, do bem-estar, a melhoria da força muscular, fortalecimento dos ossos e pleno funcionamento do sistema de defesa do organismo – sistema imunológico.
Você pode colaborar na promoção à prática regular de atividade física e utilização dos espaços públicos que facilitem a incorporação dessa prática no cotidiano.
Ansiedade
Não são apenas os adultos que sofrem de ansiedade provocada pelo estresse do dia a dia. As crianças e os jovens também são alvos desse sintoma, causado por preocupações em semanas de prova na escola ou pela tensão do vestibular, entre outros. Algumas pessoas em situações de ansiedade comem em excesso.
Fatores genéticos
Algumas pesquisas já revelaram que, se um dos pais é obeso, o filho tem maiores chances de se tornar obeso, e essas chances dobram no caso de os dois pais serem obesos.
Para ler o livro, acesse:
http://dab.saude.gov.br/docs/publicacoes/geral/guia_acs.pdf
GUIA PRÁTICO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE
Ministério da Saúde
(Página 61)
Obesidade, Obesidade infantil, Criança, Saúde da criança
Para ler o livro, acesse:
http://dab.saude.gov.br/docs/publicacoes/geral/guia_acs.pdf
GUIA PRÁTICO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE
Ministério da Saúde
(Página 61)
Obesidade, Obesidade infantil, Criança, Saúde da criança
Nenhum comentário:
Postar um comentário