Cientista chinês diz que conseguiu editar material genético dos embriões, e crianças nasceram resistentes à infecção. Universidade do país diz que irá investigar trabalho, que não teve divulgação das pessoas envolvidas, nem descrição da pesquisa publicada em revistas.
O cientista chinês scientist He Jiankui afirma ter ajudado a criar os primeiros bebês geneticamente modificados no mundo. — Foto: Mark Schiefelbein (AP) |
A preocupação existiu desde o começo. Desde que o Crispr surgiu, há seis anos, as revistas científicas e órgãos internacionais ponderam: podemos editar o DNA humano? Nós estamos falando de uma molécula que existe há milhares, muitos milhares de anos. Qual seria o limite para a edição genética? É uma questão ética complexa.
Por outro lado, a técnica de edição de DNA é simples e barata. O que ela pode fazer, no entanto, é uma revolução, como expressou a prestigiosa revista científica "Science" em uma de suas capas. Podemos criar bebês resistentes ao HIV, como anunciou o cientista chinês. Podemos editar, na verdade, o material genético de praticamente qualquer ser vivo. As expectativas giram em torno da cura de doenças importantes, como o Alzheimer e o câncer.
continue lendo:
https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2018/11/27/entenda-o-crispr-a-tecnica-de-edicao-de-dna-que-pode-ter-criado-bebes-resistentes-ao-hiv.ghtml
Fonte: G1 - Por Carolina Dantas
Nenhum comentário:
Postar um comentário