sábado, 29 de julho de 2017

Síncope do riso (ou desmaiar de rir)


Imagem: UltraCurioso
Rir em excesso pode causar desmaio, arritmia, ataque de asma e aneurisma cerebral
Segundo pesquisa, uma gargalhada pode esconder uma série de perigos ocultos ao nosso organismo


INGLATERRA - Parece ser consenso que rir faz bem a saúde. Inúmeras pesquisas já destacaram os benefícios que uma boa gargalhada pode trazer para o sistema imunológico, em função do aumento do fluxo sanguíneo e da maior circulação de oxigênio no sangue. Já houve estudo, inclusive, que chegou a apontar que o riso pode aumentar a fertilidade das mulheres. No entanto, um novo trabalho publicado no “British Medical Journal” parece não ter tanta graça assim.

Realizado em parceria entre as universidades inglesas de Birmingham e Oxford, o trabalho ressaltou alguns perigos ocultos que uma boa risada pode esconder.

Na lista de prejuízo estão riscos de desmaio, arritmia e ruptura cardíaca. Em pessoas asmáticas, a risada pode desencadear num ataque, ou até mesmo num pneumotórax (emergência médica conhecida como ‘pulmão em colapso’, que ocorre quando há excesso de ar na cavidade pleural). Já as pessoas com cataplexia (problema muscular) podem perder toda sua força.

Além disso, uma gargalhada também pode fazer a hérnia de uma pessoa se projetar ou deslocar o maxilar de alguém.

Em 2011, um ensaio publicado na revista “Splitsider” já alertava sobre possíveis danos das risadas. O levantamento apontou que os 6% da população tem algum aneurisma no cérebro sem saber podem ter uma veia rompida após rir em excesso.

Os que tem problema coronários sofrem o mesmo risco. A chance é grande de uma ruptura bloquear o fluxo de sangue arterial, causando um ataque cardíaco e levar a pessoa a morte.

Fonte: O Globo 


Nenhum comentário:

Postar um comentário