sábado, 28 de janeiro de 2017

Prezi



Imagem: Sequelanet

O que é o Prezi? O Prezi é um software online para a criação de apresentações não lineares (alternativa ao Power Point).




O Prezi possui esse nome por ser utilizado como um diminutivo carinhoso para apresentação (presentation, em inglês).

Foi criado em 2009 e em 2013 recebeu a tradução para o português. Estimativa de 50 milhões de usuários e mais de 160 milhões de apresentações no mundo. 

Como funciona? Estrutura única, trabalha com zoom (aproxima detalhes e permite voltar para revelar a visão geral), online na nuvem, em um editor em flash.

Versão gratuita:constrói apresentações online, as apresentações ficam visíveis publicamente, pode criar e editar colaborativamente, pode fazer download para apresentar off-line, mas sem editar. Espaço de 100 MB.
  
Versão paga: aumenta o tamanho de armazenamento disponível, permite editar off-line, permite deixar as apresentações que estão online privadas. Trial 30 dias. Várias licenças, dependendo da licença muda o valor. A partir de mais ou menos 6 dólares. O Prezi oferece descontos para estudantes e professores que se inscreverem com um endereço de e-mail de uma instituição de ensino.
Fonte: UFSC



Diversos Tutoriais com o passo a passo para utilizar o Prezi 

Tutorial Prezi em Português, aprenda a utilizar em 15 minutos

PREZI passo a passo: Preparando sua apresentação
por Neide Medeiros 

Tutorial Prezi
Prefeitura de São Paulo

Prezi: passo a passo para iniciantes

Tudo sobre o Prezi: Como Baixar, Usar e Videos de Passo a passo, Dicas
  
Aprenda Como fazer Apresentação com o Prezi passo-a
YouTube

Curso Prezi  (pago)

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Genética

Como a análise de dados na nuvem pode ajudar a vencer o câncer

Tom Jackson - Repórter de Tecnologia e Negócios da BBC - Matéria da BBC



Quando a atriz Angelina Jolie descobriu que carregava uma mutação defeituosa do gene BRCA1, seus médicos disseram que ela tinha 87% de chance de desenvolver câncer de mama.
Foi o suficiente para que a americana optasse por uma dupla mastectomia em 2013 e reduzisse o risco para apenas 5%.

Esse tipo de testagem genética agora pode ser feito mais rapidamente e a preços menores, dando a médicos a capacidade de planejar tratamentos com mais eficiência.

Combinado com a inteligência artificial e a computação em nuvem, o avanço tecnológico deu às companhias farmacêuticas as ferramentas para produzir drogas mais rapidamente e com maior chance de sucesso, bem como a oportunidade de médicos buscarem referência em padrões genéticos semelhantes antes de receitar tratamentos a pacientes com determinados tumores.

Genoma

Um beneficiário dessa nova abordagem é Eric Dishman, fundador do laboratório de pesquisas e inovação na área da saúde da empresa de tecnologia Intel.
Quando tinha 19 anos, Dishman foi diagnosticado com uma forma rara de câncer de rim. Ficou em tratamento por 23 anos e estava prestes a começar a fazer diálise quando uma companhia de tecnologia ofereceu-se para fazer o sequenciamento de seu genoma para ele.

Isso o ajudou a identificar o gene falho causando o câncer. E permitiu que médicos avaliassem quais drogas poderiam ser mais eficazes. Aos 47 anos e em remissão, Dishman está determinado a ajudar outros pacientes de câncer a ter acesso ao mesmo tratamento.

"Meus médicos nunca tinham feito qualquer coisa com a sequência genética antes. Descobrimos que 92% das drogas que eu estava tomando não iriam funcionar, mas eles não sabiam disso".

Levou três meses para que os médicos analisassem seu genoma e outros quatro para comparar os resultados com pacientes similares em outros hospitais nos EUA.

Dishman queria acelerar esse processo, então fundou a Nuvem Colaborativa do Câncer (CCC, em inglês), uma iniciativa lançada no ano passado pela Intel em parceria com a Universidade de Ciência e Saúde do Oregon (EUA).

A CCC possibilita a hospitais e instituições de pesquisa compartilhar de forma segura o mapeamento genético de pacientes e outros dados clínicos para ajudar em descobertas possivelmente salvadoras.

Para ler toda a matéria acesse o site: 

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/04/160420_nuvem_dados_analise_cancer_fd

FonteBBC

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Curiosidades

Quanto sangue é necessário para manter o cérebro funcionando?

750ml,ou uma garrafa de vinho cheia, passando por minuto.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Curiosidades

Porque sempre dizem que não é bom fazer exercícios depois de comer?

Na verdade é como se fosse uma brincadeira de cabo-de-guerra; Os músculos, subitamente requisistados, tentam roubar sangue do estômago, que este por sua vez estava utilizando para fazer a digestão. O estômago, inconformado, reage, puxando o sangue de volta das extremidades do corpo (por isso as mãos ficam frias!); mas na confusão acaba roubando sangue do cérebro também e a pessoa desmaia.

Fonte: Bio-Neuro Psicologia PUC-RIO

domingo, 22 de janeiro de 2017

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Pessoa Surda




Clique na imagem para ampliar
Estratégias de comunicação como dispositivo para o atendimento humanizado em saúde da pessoa surda

Gicélia Barreto Nascimento, Luciana de Oliveira Fortes,
Themis Maria Kessler
https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/viewFile/15121/pdf




quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Fator de risco para desenvolver demência




Texto originalmente publicado pelo site de notícias do Portal Capes

Viver perto de estradas e ruas movimentadas pode afetar negativamente a cognição, aumentando as chances de o indivíduo desenvolver doenças como demência, mal de Parkinson e esclerose múltipla. É o que sugere um recente estudo publicado pela revista científica The Lancet – disponível no acervo do Portal de Periódicos da Capes.  

O estudo “Living near major roads and the incidence of dementia, Parkinson's disease, and multiple sclerosis: a population-based cohort study”, desenvolvido por cientistas dos Estados Unidos e do Canadá, indica que até 11% dos casos de doenças mentais em pessoas que moram a 50 metros ou menos de uma grande via podem ser consequência da proximidade com o trânsito intenso.

Quase 50 milhões de pessoas no mundo têm demência. No entanto, as causas desse mal, que afeta a memória e a capacidade mental do indivíduo, ainda não são bem compreendidas. Os pesquisadores, que monitoraram dois milhões de pessoas no Canadá ao longo de 11 anos, afirmam que a poluição e o ruído podem contribuir para esse tipo de degeneração.

Hong Chen, um dos autores do estudo, afirmou em entrevista à BBC que "o crescimento da população e a urbanização levaram muitas pessoas a morarem próximas de locais com trânsito intenso". Assim, segundo ele, “junto com o aumento dos índices de demência, isso aponta para que mesmo um efeito modesto da exposição a vias próximas pode representar um risco à saúde pública". Todavia, Hong Chen reconhece que são necessárias mais pesquisas para estabelecer a ligação e os impactos de diferentes aspectos do trânsito.

Tom Dening, diretor do Centro para Demência da Universidade de Nottingham (Reino Unido), disse que os resultados são "interessantes e instigantes": “é plausível que a poluição no ar gerada pela fumaça de motores possa contribuir para uma patologia cerebral e, com o tempo, elevar o risco do desenvolvimento de demência. Essas evidências contribuem para deixar em alerta quem mora perto de um local com tráfego intenso".

Os especialistas apontam que o melhor a fazer para reduzir o risco é cultivar hábitos saudáveis para o corpo, como não fumar, fazer exercícios e ter uma boa alimentação.

Capa janeiro 2017 (Foto: The Lancet) Os resultados da pesquisa estão disponíveis na íntegra para os usuários do Portal de Periódicos. Para acessá-los, basta entrar na opção Buscar periódico e inserir o nome da publicação The Lancet. O título é uma das principais revistas médicas independentes do mundo. Com cobertura internacional, o periódico se estende a todos os aspectos da saúde humana. A publicação tem fator de impacto de 44.002 (2015, Journal Citation Reports, Thomson Reuters) e está atualmente em segundo lugar entre 155 revistas científicas na categoria “Medicine, General & Internal” (2015, Journal Citation Reports, Thomson Reuters)

Com informações da BBC Brasil
*Dados extraídos do JCR 2015 em 06/01/2017
Alice Oliveira dos Santos

Fonte: Portal Capes
http://www-periodicos-capes-gov-br.ez311.periodicos.capes.gov.br/?option=com_pnews&component=NewsShow&view=pnewsnewsshow&cid=450&mn=71

Febre amarela - livro


Febre Amarela

Guia de Vigilância em Saúde
Ministério da Saúde
Página: 419


Para acessar, clique aqui:
http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2014/novembro/27/guia-vigilancia-saude-linkado-27-11-14.pdf

Febre amarela

FEBRE AMARELA


A Febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, cujo agente etiológico é transmitido por vetores artrópodes. O vírus da febre amarela é um arbovírus do gênero Flavivirus, da família Flaviviridae. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença.

Deseja ler mais sobre o assunto? Acesse: 

Febre Amarela
http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/descricao-da-doenca-febreamarela



Perguntas e Respostas sobre Febre Amarela
http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/perguntas-e-respostas-febreamarela



Ciclos epidemiológicos da Febre Amarela
Figura: Ciclos epidemiológicos da Febre Amarela

Febre Amarela



Você pode ter acesso a livros
e textos sobre o assunto:




Relatório da Situação: febre amarela 5 agosto 2016
WHO
http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/247198/5/yellowfeversitrep-5Aug2016-por.pdf

Reemergência da Febre Amarela Silvestre no Brasil, 2014/2015: situação epidemiológica e a importância da vacinação preventiva e da vigilância intensificada no período sazonal
http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2015/outubro/19/2015-032---FA-ok.pdf

Manual de Vigilância Epidemiológica de Febre Amarela
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_vigilancia_epid_febre_amarela.pdf

Epizootia em Primatas Não Humanos – PNH (macacos) confirmada para Febre Amarela em Tocantins
http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2014/outubro/09/Epizootia-PNH-Confirmada-Febre-Amarela.pdf

Manual de Vigilância Epidemiológica de Febre Amarela
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/prevencao_contra_febre_amarela.pdf

Plano de Contingência para Resposta às Emergências em Saúde Pública - Febre Amarela
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/plano_contingencia_emergencias_febre_amarela.pdf

Informe técnico: vacina febre amarela - setembro 2015
São Paulo (Estado) Secretaria da Saúde. Centro de Vigilância Epidemiológica
http://ses.sp.bvs.br/lildbi/docsonline/get.php?id=5936

Fragmentos da história da higiene e saúde públicas: a febre amarela em Campinas-SP no século XIX 
Gurgel, Cristina Brandt Friedrich Martin et al.
http://www.revistas.ufg.br/iptsp/article/view/31109/16784

Recomendações para vacinação de febre amarela
São Paulo (Estado) Secretaria da Saúde. Centro de Vigilância Epidemiológica
http://ses.sp.bvs.br/lildbi/docsonline/get.php?id=6251



quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Queimadura - Manual

Manual de prevenção de queimaduras do Instituto Pró-Queimados

O Manual de Prevenção de Queimaduras “Com fogo não se brinca”, tornou-se um projeto educativo que traz uma nova concepção de campanha mobilizando, em parceria com escolas públicas, uma rede interativa com diversos segmentos da comunidade escolar e seu entorno: alunos, educadores, famílias, instituições sociais, religiosas e grupos diversos. Esta rede propõe e incentiva o compromisso com a mudança de hábitos e de comportamentos que podem evitar acidentes causadores de queimaduras, a partir de oficinas de formação com os educadores e atividades desenvolvidas com os alunos e com a comunidade. A metodologia vivencial integra o pensar-sentir-agir e focaliza o ser humano por inteiro. Alunos e comunidade escolar são desafiados a planejar, construir e multiplicar ações transformadoras comprometidas com a prevenção de queimaduras, tendo como subsídio o livro “Com Fogo Não se Brinca”, feito por especialistas em literatura infantil e juvenil. O projeto, que também se apóia num manual que orienta os educadores ao sugerir atividades de acordo com a idade dos alunos, começou como piloto em 15 escolas públicas da região leste da cidade de São Paulo onde é aplicado em 393 turmas de 1ª a 8ª séries com mais de 14 mil alunos.

Para ter acesso a todo o conteúdo do Manual, clique neste link:
http://www.proqueimados.com.br/prevencao_manual_eletricidade.asp


Para ler mais sobre este conteúdo no Blog da Biblioteca do IC/FUC, acesse:
https://bibliotecaicfuc.blogspot.com.br/search/label/Queimadura

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Suco

O que tem no seu suco?




Bolsas de Estudo Mestrado Doutorado

BOLSA DE ESTUDO
DOUTORADO PROSUP/CAPES


Inscreva-se!

EDITAL Nº 002/2017 – PPG/FUC

SELEÇÃO DE ALUNO – BOLSAS CAPES/PROSUP
Conforme Portaria nº 181, de 18 de dezembro de 2012 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, órgão do Ministério da Educação e Cultura – MEC, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Cardiologia da Fundação Universitária de Cardiologia torna pública a abertura de inscrições para a seleção de BOLSAS DE ESTUDO EM NÍVEL DE DOUTORADO através do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares – PROSUP.
Inscrições até 22/05/2017
Acesse o edital na íntegra:
Informações: 
E-mail: bolsaseauxilios-up@cardiologia.org.br
Fone: (51)  32354134


segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Síndrome de Tourette

As pessoas com síndrome de Tourette geralmente não ficam gritando palavrões o tempo todo.

Quando a mídia mostra personagens com ST, geralmente retrata o transtorno como uma espécie de doença do xingamento. Pense na personagem de Amy Poehler em “Gigolô por Acidente”. Os pesquisadores dizem que na realidade apenas 10% a 15% das pessoas com ST vomitam palavrões de modo incontrolável. Mas é difícil desmontar o estereótipo.


“Quando meu filho recebeu o diagnóstico de Tourette, a primeira coisa que falei foi: ‘Mas ele não fica xingando’”, disse ao Huffington Post Susan Breakie, líder da TSA em Delaware e mãe de um filho que tem a síndrome. “Era assim que eu via a síndrome, por causa do que tinha visto no cinema e na TV.”

Ficou interessado? Leia toda matéria: 

8 coisas que os pais de crianças com síndrome de Tourette
querem que você saiba
http://www.huffpostbrasil.com/2015/06/09/tourette_n_7538690.html

PP - Crack

DANOS CAUSADOS PELO CRACK

Azaida Carvalho Siqueira
Letícia Aguiar Maciel




O Crack

Nas ultimas décadas houve um crescimento no consumo do crack no Brasil causando um impacto social e associando o crack a violência e a criminalidade.
O crack é uma droga ilegal derivada da planta de coca, feita do que sobra do refinamento da cocaína ou da pasta não refinada misturada ao bicarbonato de sódio e água. Apresenta-se na forma de pequenas pedras e pode ser até cinco vezes mais potente do que a cocaína. Sua principal forma de consumo é a inalação da fumaça produzida pela queima da pedra. É necessário o auxílio de algum objeto como um cachimbo para consumir a droga. Os pulmões conseguem absorver quase 100% do crack inalado.

PP - Turma 58
Orientador: Prof. Liliana Boll
Porto Alegre / 2015


PP disponível na Biblioteca em formato pdf

domingo, 15 de janeiro de 2017

Radioterapia


Acidentes em Radioterapia
Autoria: Flávia Cristina Teixeira


Fonte: Associação Brasileira de Física Médica/ Instituto de Radioproteção e Dosimetria
Para acessar entre neste site:
http://acquaviva.com.br/CBFM2015/trabalhos/CBFM_Tecnicos/15T_126.pdf

EPI Equipamento de proteção individual

Vigilância Sanitária

Histórico da Vigilância Sanitária



Hospital de Isolamento Oswaldo Cruz
Hospital de Isolamento Oswaldo Cruz
As atividades ligadas à Vigilância Sanitária surgiram de uma necessidade decorrente da propagação de doenças transmissíveis nos agrupamentos urbanos, que aumentavam em população e não em suas condições sanitárias básicas.

Na Antiguidade, a literatura médica clássica grega contém inúmeras referências a graves dores de garganta que muitas vezes terminavam em morte, e com apenas descrições simples de sintomas, é possível incluir a difteria entre essas formas.

Na Idade Média, surgiram formas de proteção ao consumidor, em virtude da crença difusa de que perigosos focos de doença poderiam surgir, rapidamente em lugares de venda de alimentos, havendo grande cuidado em se manter o mercado limpo. Por essa razão, as autoridades municipais se preocupavam em policiar a praça do mercado e em proteger os cidadões contra a venda de alimentos adulterados ou deteriorados.


Algumas medidas como a inspeção das embarcações e de suas cargas, especialmente quando infectadas ou suspeitas, colocando-se o passageiro sob regime de quarentena1 nos lazaretos, visando barrar a entrada da peste nessa cidade, foram tomadas no principal porto da Europa para a chegada de mercadorias vindas do Oriente na época, o de Viena, no século XIV, e depois por outros portos como medida de prevenção da entrada de doenças, iniciando a vigilância dos portos.

Para continuar lendo:  http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=141

sábado, 14 de janeiro de 2017

DENSITOMETRIA ÓSSEA



O que é Densitometria Óssea?


É um exame simples e rápido, que detecta o seu grau de osteoporose. Este exame é feito através de um aparelho que mede a massa óssea de determinados ossos de seu corpo, verificando a quantidade de perda óssea e o risco de fratura. O exame é fácil, indolor, não requer nenhum preparo especial e nem estar em jejum. Pode ser feito com qualquer roupa, evitando-se apenas botões, zíper e fivelas de metal. 
Fonte: DME


Densitometria Óssea

Densitometria Óssea
Márcia de Carvalho Silva
Acesse:
http://rle.dainf.ct.utfpr.edu.br/hipermidia/images/documentos/Densitometria_ossea.pdf


Densitometria óssea: quem deve fazer este exame? Para que serve?
AbcMed
http://www.abc.med.br/p/exames-e-procedimentos/328000/densitometria+ossea+quem+deve+fazer+este+exame+para+que+serve.htm


Saiba o que é Densitometria Óssea e porque fazer

O Alienista

O ALIENISTA
Machado de Assis 

O Alienista conta a história de Simão Bacamarte, médico conceituado na Espanha e em Portugal, que decide entrar para a área da psiquiatria, estudando os aspectos da loucura, classificando os seus graus. Ele se instala na vila de Itaguaí, onde abre a “Casa Verde”.



A Casa Verde trata-se de um hospício onde Bacamarte usava cobaias humanas para realizar seus experimentos sobre a loucura. De um modo inesperado, ele começa a internar todas as pessoas da cidade.

Ficou interessado? Para ler o livro, clique aqui:


Fonte: Domínio Público contato com a Bib

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Tomografia computadorizada do tórax


O Esquecido Coração: 
Alterações Cardíacas que não Podem Passar Desapercebidas
na TC de Tórax

Autoria: J. R. Ribeiro dos Santos et. al
Fonte: Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem


A tomografia computadorizada de tórax é essencial na avaliação de muitas queixas e doenças torácicas, seno atualmente um dos exames de imagem mais requisitados.
Devido contínuo desenvolvimento dos tomógrafos, várias importantes alterações cardíacas são passíveis de identificação da TC do tórax, mesmo em estudos não trigados.

Não raramente, os radiologistas esquecem de analisar com atenção o coração na TC de tórax, perdendo a oportunidade de oferecer  informações que muitas vezes poderiam alterar condutas clínicas.

Para acessar, clique aqui:

http://www.jpr2016.org.br/wp-content/themes/betheme/videos/PD.16.007.mp4

Prebióticos x Probióticos

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Radiação Ionizante

Grandezas e Unidades para Radiação Ionizante
(Recomendações e definições)

Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes



O livro traz  informações sobre:

  • Grandezas e unidades para radiações ionizantes;
  • Radioatividade;
  • Radioterapia;
  • Radiodiagnóstico;
  • Radioproteção;
  • Glossário de grandezas e unidades para radiação Ionizante.


Para ler o livro, acesse: 

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Cateterismo cardíaco pediátrico

O QUE É CATETERISMO CARDÍACO PEDIÁTRICO? 
Para que serve? Como é feito?



O cateterismo cardíaco infantil é um exame invasivo indicado para avaliar a anatomia e o funcionamento do coração, além de ser possível corrigir vários problemas durante o procedimento, sem a necessidade de cirurgia cardíaca de peito aberto.

São usados cateteres (tubinhos flexíveis) que são introduzidos nos vasos sanguíneos através da virilha, braço ou pescoço da criança, chegando até o coração.

O cateter pode colher amostras de sangue, medir a pressão e injetar contraste para que as estruturas cardíacas possam ser observadas e filmadas por um aparelho especial de Raios-X. Pode também levar pequenas peças que são usadas para correção de algumas alterações.

Deseja saber mais sobre o assunto? Acesse este site:
http://www.pequenoscoracoes.com/o-que-e-cateterismo-cardiaco-pediatrico-para-que-serve-como-e-feito/

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Úlcera péptica

O que é Úlcera péptica?
Sinônimos: úlcera no duodeno, úlcera no esófago 

As úlceras pépticas são feridas abertas que se desenvolvem no revestimento interno do esôfago, estômago e no duodeno.


Tipos


Dependendo da área em que ocorre úlcera péptica, ela recebe um nome diferente:


Úlceras gástricas: são as que ocorrem dentro do estômago

Úlceras esofágicas: são as que ocorrem dentro do esôfago
Úlceras duodenais: são as que ocorrem na parte superior do intestino delgado

Continue lendo:

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/ulcera-peptica

Úlcera Péptica
Federação Brasileira de Gastroenterologia
https://diretrizes.amb.org.br/_BibliotecaAntiga/ulcera-peptica.pdf

Estimativa da prevalência e da mortalidade por complicações da úlcera péptica, Brasil, 2008: uma proposta metodológica
Andréia Ferreira de Oliveira
http://www.scielo.br/pdf/ress/v24n1/2237-9622-ress-24-01-00145.pdf

A úlcera gástrica
Dr. Arthur Frazão
Dr. Arthur Frazão


Psicologia Indicadores


INDICADORES

PSICOLOGIA



Excelência do atendimento em saúde: 
a construção de indicadores assistenciais em psicologia hospitalar
Solimar Ferrari
http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ph/v11n2/v11n2a05.pdf

Psicologia Hospitalar Considerações sobre asssistência,
ensino, pesquisa e gestão
Conselho Regional de Psicologia - 8ª Região 
http://portal.crppr.org.br/uploads/ckfinder/files/AF_CRP_Caderno_Hospitalar_pdf.pdf

Utilização de indicadores de desempenho hospitalar
Teses USP
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6131/tde-14122009-115012/publico/CarmenRotta.pdf

ESTUDO DO CAMPO DA PSICOLOGIA HOSPITALAR 
CALCADO NOS FUNDAMENTOS DE GESTÃO:
Estrutura, Processos e Resultados.
Andréa Maria Valle da Silveira
http://www1.pucminas.br/documentos/dissertacao_andrea_maria.pdf

PARÂMETROS E INDICADORES DE DIMENSIONAMENTO DE PESSOAS
EM HOSPITAIS
DJAIR PICCHIAI 

Oximetria de Pulso

O que é o "Teste do coraçãozinho" ou
 "Teste de Oximetria de Pulso"?

Trata-se de um teste que deve ser realizado no recém-nascido ainda na maternidade, após as primeiras 24 horas de vida e antes da alta hospitalar para rastreio de cardiopatias congênitas críticas. Consiste na medição da saturação (níveis de oxigênio no sangue) do bebê, através da utilização de um aparelho denominado “oxímetro”.


Fonte: Associação de Assistência à Criança Cardiopata-Pequenos Corações

Deseja saber mais sobre o assunto? Acesse: 
http://www.pequenoscoracoes.com/teste-do-coracaozinho/

O que é Radioterapia?
É um tratamento no qual se utilizam radiações para destruir ou impedir que as células de um tumor aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação você não sentirá nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros recursos usados no tratamento dos tumores.



Quais são os benefícios da Radioterapia?
Metade dos pacientes com câncer são tratados com radiações. É cada vez maior o número de pessoas que ficam curadas com este tratamento. Quando não é possível obter a cura, a Radioterapia pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida. As aplicações diminuem o tamanho do tumor, o que alivia a pressão, reduz hemorragias, dores e outros sintomas, proporcionando alívio aos pacientes.

Como é feita a Radioterapia?
De acordo com a localização do tumor, a Radioterapia é feita de duas formas:
Externamente, onde as radiações são feitas através de aparelhos que ficam afastados do paciente. É chamada Radioterapia Externa ou Teleterapia.
Onde o material radioativo é aplicado por meio de aparelhos que ficam em contato com o organismo do paciente, chamada Radioterapia de Contato ou Braquiterapia.

Para continuar lendo, acesse:
Fonte: INCA