quarta-feira, 12 de julho de 2017

Gratidão



Os 7 Benefícios da Gratidão que podem
 deixar sua vida mais significativa





Trecho da matéria


Segue abaixo os 7 benefícios da gratidão comprovados cientificamente:


1 – A gratidão abre as portas para novos relacionamentos
Você costuma fazer novas amizades com frequência? Sim? Não?… Além de ser sinal de uma boa educação, agradecer as pessoas mostra seu apreço por elas e ajuda você a conquistar novas amizades, segundo um estudo de 2014 publicado na Emotion. O estudo mostrou que agradecer pessoas que você acabou de conhecer pode levar a um relacionamento mais profundo e duradouro. Então agradecer a garçonete que lhe serviu o café, agradecer a pessoa que segurou a porta do elevador, ou agradecer seu colega de trabalho ou de faculdade por ter te dado uma força naquele projeto tão difícil pode trazer novas oportunidades para você!


2 – A Gratidão melhora a saúde física
Você costuma sentir dores? Pessoas gratas tendem a sentir menos dores e a sentirem-se mais saudáveis que pessoas que não tem o hábito de agradecer, segundo uma pesquisa de 2012 publicado no  Personality and Individual Differences. Isso deve estar ligado ao fato de que pessoas gratas são mais propensas a cuidar melhor da saúde. São mais propensas a praticar exercícios físicos e a fazer check up regularmente com seus médicos, o que contribui também para uma maior longevidade.


3 – A Gratidão melhora a saúde mental
Como anda sua saúde mental? Que tipo de pensamentos passam pela sua cabeça? A Gratidão reduz uma infinidade de pensamentos e sentimentos negativos como inveja, ressentimento, frustração, arrependimento, etc. Robert A. Emmons, Ph.D. e um dos principais pesquisadores sobre o sentimento de gratidão, realizou diversos estudos sobre a gratidão e o bem estar. Sua pesquisa confirma efetivamente que a gratidão aumenta a felicidade e reduz a depressão.


4 – A Gratidão aumenta a empatia e reduz a agressividade
Que tipo de atitude você tem quando vê um colega em um mal dia? ou passando por um momento difícil na vida? Pessoas gratas são mais propensas a serem mais amáveis e compreensivas mesmo quando os outros não são tão amáveis assim, aponta um estudo de 2012 da universidade de Kentucky. Os participantes do estudo que ficaram melhor posicionados em uma escala de gratidão, eram menos propensos a se revoltar contra os outros mesmo quando recebiam alguma crítica ou ofensa. Pessoas gratas tem mais sensibilidade e empatia por outras pessoas e apresentam grande diminuição no desejo de buscar vingança. 


5 – Pessoas gratas dormem melhor
Você tem dificuldades em pegar no sono? O que você costuma fazer ou pensar antes de dormir? Fazer um caderno de anotações ou um diário agradecendo pelo dia melhora o sono, de acordo com um estudo de 2011 publicado na Applied Psychology: health and Well-Being. Dedique pelo menos 15 minutos anotando alguns sentimentos de gratidão antes de dormir e poderá dormir melhor e por mais tempo.


6 – A Gratidão melhora a autoestima
O Journal of Applied Sport Psychology em um estudo publicado em 2014 mostra que a gratidão aumenta a autoestima e o desempenho de atletas. Outros estudos apontam que pessoas gratas, ao se comparar com outras pessoas, não sentem inveja ou ressentimento por quem tem mais dinheiro ou um emprego melhor (o que é importante para manter a autoestima). Pessoas gratas são mais capazes de apreciar e reconhecer as realizações de outras pessoas.


7 – A Gratidão aumenta o equilíbrio mental
Estudos de anos tem mostrado que ser grato não apenas reduz o stress como também pode desempenhar um papel importante na superação de traumas. Um estudo de 2006 publicado no Behavior Research and Therapy descobriu que veteranos de guerra do Vietnam que expressavam sentimentos de gratidão apresentavam taxas menores de Estresse Pós Traumático. Outro estudo de 2003 publicado no Journal of Personality and Social Psychology apontou que a gratidão foi um dos principais responsáveis pela resiliência de pessoas que passaram pelo atentado de 11 de setembro.

Agradecer tudo o que tem, mesmo nos momentos mais difíceis, promove a resiliência (capacidade do indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse etc).

Fonte: Opsicologoonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário