sábado, 14 de abril de 2018

Você não é uma cobaia


Você não é uma cobaia


Cobaia é o termo originalmente usado para designar, através do latim científico, após ser apropriado por alguma língua indígena sul-americana, o roedor nativo desta região, da família dos caviídeos, mais conhecido como Porquinho-da-Índia (Cavia porcellus); por extensão (e em sentido figurado), passou a designar o campo ou objeto de alguma pesquisa científica, de acordo com a definição do dicionário Aurélio.

O uso do termo, quando aplicado a seres humanos que servem de objeto a pesquisas científicas é, muitas vezes, considerado pejorativo – havendo mesmo uma discussão ética no meio científico sobre usar ou não o termo. Debate-se que, no caso das cobaias animais, não há a escolha livre na participação de uma pesquisa, o que ocorre no caso de humanos; mesmo assim, diversas publicações leigas contribuíram para divulgar um uso pejorativo do termo.

Na pesquisa clínica, denominamos o voluntário de estudos clínicos de “participante da pesquisa”, que tem sua definição descrita em vários documentos. 





PESQUISA CLÍNICA
Cartilha da Comissão Assessora de
Pesquisa Clínica do CRF-SP.

Baixe a cartilha na íntegra:
http://portal.crfsp.org.br/ component/phocadownload/ category/cartilhas-das-comissoes-assessoras-comites.html?download=200: cartilha-pesquisa-clinica


Nenhum comentário:

Postar um comentário