Repreender comportamentos usando o "não"
Inicialmente precisamos compreender o que é o NÃO e seu significado na educação dos filhos. Sabemos que alguns pais usam com frequência excessiva essa palavra, sem reflexão, apenas pelo impulso, pela tentativa de evitar ou cessar o comportamento inadequado.
Existem situações em que acabamos negando algo para não ter que investir energia, tempo e emoção na resolução de um problema ou participar de um momento com as crianças.
Devemos usar o NÃO de uma forma eficaz, para quando precisar ser usado, cause maior efeito e seja levado a sério. Exemplo: A criança pede um doce perto do horário do jantar. Todos sabemos a resposta padrão: “Não! Agora não é hora”. E justamente não é um momento adequado, pois irá alterar o apetite e não se alimentará de forma satisfatória. Porém, como achar o equilíbrio? Tente inverter a lógica. Em vez de podar o pedido do seu filho, mostre a ele que você compreende o que ele quer e que talvez você também passe/passou por isso. "Ah, você gostaria de um doce? Ás vezes eu também tenho vontade de comer doces. Vamos jantar e depois comemos juntos".
Esse método envolve paciência e persistência.
Trecho da matéria:
Os 10 grandes erros dos pais na educação dos filhos! De Mãe para Mãe
Site: Just Real Momms
Leia toda matéria:
http://www.justrealmoms.com.br/os-10-grandes-erros-dos-pais-na-educacao-dos-filhos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário