segunda-feira, 4 de julho de 2016

Exame de sangue


  EXAMES 
  ** DE **
  SANGUE



Veja abaixo o que significa cada um dos exames de sangue:

Colesterol Total
O colesterol é um composto químico essencial à vida. É produzido pelo fígado na maior parte que o organismo necessita, com o restante adquirido através dos alimentos ingeridos. Tanto as taxas de colesterol muito altas quanto as muito baixas são perigosas à saúde.

LDL- colesterol
O LDL-colesterol (o “mau colesterol”) fixa-se nas paredes das artérias quando em excesso no organismo, entupindo-as, ocasionando os ataques cardíacos ou infartos. Pode ser calculado segundo a fórmula abaixo.

LDL = (colesterol total – HDL) – triglicerídeos/5

 HDL- colesterol
O HDL-colesterol (o “bom colesterol”) faz o papel contrário, extraindo o colesterol das paredes das artérias, devolvendo-o ao fígado para ser eliminado. O fumo diminui os níveis de HDL, enquanto o exercício físico aumenta.



Triglicerídeos
Os triglicerídeos são a principal gordura originada da alimentação, mas podem ser produzidos pelo corpo. A ingestão de gordura, doces e álcool pode elevar os triglicerídeos.

Insulina
A insulina é produzida no pâncreas pelas chamadas células beta. A função principal da insulina é promover a entrada de glicose nas células do organismo, para ser aproveitada como combustível para as diversas atividades do corpo. A falta de insulina ou um defeito na sua ação resulta em acúmulo de glicose no sangue, podendo levar ao diabetes.

Glicose
A glicose é um açúcar que surge da digestão dos carboidratos contidos em diversos alimentos, principalmente, pães, massas, bolos, doces e refrigerantes. A hiperglicemia é o aumento excessivo da glicose no sangue. O diabetes surge quando a hiperglicemia é intensa e mantida, causando lesões na circulação sanguínea e com isto prejudicando o funcionamento do coração, rins, olhos e nervos. A hipoglicemia é o baixo nível de glicose no sangue, podendo causar sonolência, transpiração excessiva, tremores e dor de cabeça. Surge principalmente pela falta de ingestão de alimentos por períodos prolongados. Também pode ser causada pelo excesso de álcool, por alguns medicamentos e por doenças.

Hemoglobina Glicada
A hemoglobina glicada é uma porção da hemoglobina presente nas hemácias (glóbulos vermelhos do sangue) que se liga permanentemente à glicose. Com isto ela pode indicar a glicose média de uma pessoa nos 2-3 meses anteriores ao exame.

Esses dados se aplicam para adolescentes de 10-19 anos

Fonte: Erica Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes. Disponível em:   http://www.erica.ufrj.br/exame#

Nenhum comentário:

Postar um comentário