segunda-feira, 30 de abril de 2018

Aplicativo: MUSA - Mulher Salva

Alunos: Israel Ricardo Frota Fraga e Lucas Goulart
ASCAM – Turma 73
Profª. Tatiana Spreng da Rocha



MUSA (MULHER SALVA)


MUSA APLICATIVO MULHER SALVA

As mulheres são de suma importância na sociedade, sempre presente como base da família educando, orientando e amparando.

Sua luta contra uma sociedade machista continua todos os dias, pois mesmo sendo a base da família não tem o reconhecimento adequado da maioria dos homens que pensam ser fácil estar na condição de mulher sofrendo violência diária por buscar igualdade de direitos entre eles, sem ser criticada , condenada, e violentada, ou assassinada.

A agressão contra mulheres é um dos maiores desafios do Brasil. Mesmo com a Lei Maria da Penha, promulgada em agosto de 2006, os índices de feminicídios continuam altos. De acordo com o Mapa da Violência de 2015, a cada 15 segundos uma mulher sofre agressão no País. E a cada 1h30 uma vítima morre.O contexto é ainda mais grave quando se constata que 50,3% dos crimes de agressão foram cometidos por familiares, sendo que parceiros e ex parceiros respondem por 33,2% dos casos. Para evitar o agravamento deste cenário, a JMM Tech lançou nesta semana o aplicativo Musa (Android, iOS) que permite que qualquer mulher alerte uma pessoa quando está prestes a sofrer violência.

“Nunca ou quase nunca o homem é preso. Mesmo com a Lei Maria da Penha, pois ela só considera casos em flagrante”, explica Ernani Machado, fundador e presidente da empresa. “E briga entre marido e mulher é o último item da fila de atendimento da polícia. Não por culpa ou descrença deles, mas por falta de recursos”.

Pensando na segurança da mulher um grupo de jovens desenvolveu o aplicativo 

MUSA  (mulher salva) com o objetivo de ajudar a mulher a proteger – se de possíveis agressores.

Como funciona: São dois Aplicativos que funcionam de maneira

INTEGRADA: Uma mulher baixa o MUSA em seu celular e pede para um policial ou amigo baixar o APP ANJO no celular dele. Quando esta estiver em situação de risco simplesmente aperta o BOTÃO ALERTA e é enviada a sua exata localização ao ANJO DA GUARDA, que irá em seu socorro.



                             MUSA (MULHER SALVA)



O que é ???

É um aplicativo de extrema importância contra violência a mulher que ajuda a informar a agressão em tempo real.


Como funciona ???

Após preencher os dados dela e do agressor, a usuária pode indicar um ou vários “anjos da guarda” para receberem as informações em tempo real, com hora, local etc. As informações são transmitidas por meio de um botão de alerta dentro app. Em iPhones, a emergência poder ser emitida por dois toques no botão de volume quando o app está ativado.

Conclusão

A agressão contra mulheres é um dos maiores desafios do Brasil. Mesmo com a Lei Maria da Penha, promulgada em agosto de 2006, os índices de feminicídios continuam altos. De acordo com o Mapa da Violência de 2015, a cada 15 segundos uma mulher sofre agressão no País. E a cada 1h30 uma vítima morre. 

Obrigado!


Escola Profissional do Instituto de Cardiologia Escola do Cardiologia
Biblioteca Carlos Fagundes de Mello IC/FUC Blog da Biblioteca do IC/FUC

Nenhum comentário:

Postar um comentário